Há 22 segundos
Programação incluiu consultoria técnica de boas práticas de manejo na piscicultura e agricultura, beneficiando 74 produtores rurais


A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) concluiu, nesta sexta-feira (25/04), consultoria técnica voltada a comercialização e a utilização de biomassa para piscicultores, pescadores e produtores rurais do município de Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus). O treinamento, que iniciou na terça-feira (22/04), beneficiou 74 trabalhadores rurais e teve como objetivo o fortalecimento das boas práticas de manejo na piscicultura e agricultura no interior do Estado.
De acordo com a diretora Técnica da ADS, Lionilde Gonzaga, as atividades buscam promover a produção mais sustentável e eficiente nas comunidades atendidas. A programação do treinamento incluiu aulas teóricas e visitas técnicas, com foco no planejamento e estruturação do processo produtivo. Além da sede do município, outras três comunidades da zona rural de Tapauá foram visitadas pelos técnicos da ADS.
“Durante as capacitações, os participantes têm acesso a técnicas para desenvolvimento de modelos estratégicos de negócio e planejamento da produção, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva local”, explicou a diretora Técnica da ADS.
Segundo a engenheira de pesca da ADS, Renata Veiga, que coordenou a ação em Tapauá, dentre os temas contemplados na instrução esteve o apoio à comercialização do pescado, por meio de boas práticas de manejo na piscicultura. “Levamos conhecimento técnico sobre biometria, despesca, técnicas de retirada de espinha, além do uso da ferramenta Canva como apoio à organização do modelo de negócio”, afirmou.
Na agricultura, o engenheiro Agrônomo da ADS, João Netto, destacou na capacitação, o manejo de frutíferas e aproveitamento de biomassa na recuperação dos produtos. “As técnicas de manuseio em áreas com baixa fertilidade facilitam a identificação dos ajustes necessários durante a implantação e condução das áreas cultivadas, gerando melhor aproveitamento dos itens”, esclareceu.
O piscicultor, José Galvão, destacou a importância do curso para a comunidade. Segundo ele, os trabalhadores rurais aguardavam as técnicas repassadas no treinamento. ’’Para nós, foi um divisor de águas, porque já estávamos criando alguns peixes. Com o curso aprendemos o que ainda não sabíamos, que foi a parte de criar, medir, pesar, de saber quanto o peixe precisa de ração. Foi sensacional. Muito obrigado”, declarou.
Outros produtores atendidos
Em fevereiro deste ano, os técnicos da ADS estiveram no município de Santo Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), realizando as ações voltadas à comercialização dos produtos dos trabalhadores rurais da região. Na ocasião, a iniciativa atendeu 100 produtores, incluindo 20 piscicultores e 80 agricultores.