Há 2 minutos
Evento promovido pelo Ministério da Saúde visa ampliar a formação de especialistas e fortalecer a assistência no SUS

Foto: Divulgação / SES-AM
Representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) participam, na terça e nesta quarta-feira (22 e 23/07), da Oficina de Apoio à Criação de Programas de Residências em Saúde, promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, em Brasília (DF).
A oficina tem como principal objetivo oferecer suporte técnico e pedagógico às instituições de saúde para a criação, implementação e gestão de programas de residência médica e multiprofissional. A ação integra o projeto nacional do Ministério da Saúde, voltado a 202 instituições públicas e privadas, selecionadas por meio do edital nº 05/2025 da SGTES/MS.
A diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES-AM, Fabiana Gurgel, destacou a relevância da participação do Amazonas na iniciativa. “A expansão das residências profissionais em saúde é crucial para aprimorar a formação e mitigar os vazios assistenciais em áreas prioritárias, como Saúde da Mulher e Saúde Mental. A presença dos representantes da secretaria é uma grande oportunidade para aumentar a oferta de vagas para a formação multiprofissional e uniprofissional”, afirmou.
A delegação do Amazonas é composta por integrantes da Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (DGTES/GESH), da SES-AM, além da coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional da Universidade do Estado do Amazonas (COREMU/UEA), representada pela professora Lihsieh Marreiro, e pelo psiquiatra Moisés Rosa, preceptor da Residência em Psiquiatria do Amazonas (Universidade Nilton Lins), membro da Associação dos Psiquiatras do Amazonas e representante do estado na Comissão de Residência da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Entre os temas abordados na programação estão: a importância das residências na formação de especialistas para o SUS, o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde, a elaboração de projetos pedagógicos e as estratégias de ensino e avaliação nos programas de residência.
A participação do Amazonas na oficina reforça o compromisso da SES-AM com a qualificação da força de trabalho em saúde e o fortalecimento do SUS no estado.