Há 2 minutos
Ação de educação ambiental foi realizada nesta semana (14 a 18/07), com encerramento nesta sexta-feira, nas escolas públicas do município


O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concluiu, nesta sexta-feira (18/07), uma ação de educação ambiental voltada para a prevenção de queimadas e desmatamento no município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus). Realizada nesta semana (14 a 18/07), a atividade alcançou 817 crianças e adolescentes matriculados na rede pública municipal e estadual.
De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, Silves foi incluído na programação por apresentar altos índices de focos de calor registrados em 2024; e por sua relevância estratégica no controle de queimadas no interior do Amazonas.
“Nosso objetivo é levar informações sobre a importância da preservação ambiental e promover boas práticas que ajudem a reduzir os impactos ambientais. Com as palestras de educação ambiental, chegamos até quem vive essa realidade no dia a dia, mostrando que a prevenção está ao alcance de todos”, afirmou Picanço.
Durante a ação, foram realizadas palestras, rodas de conversa e distribuição de materiais educativos, abordando os riscos das queimadas, os impactos na saúde, principalmente, em crianças e idosos, e o papel da comunidade na preservação ambiental.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Francisca Gomes, agradeceu o apoio do Ipaam e destacou a doação de livros técnicos para as escolas. “O Ipaam foi fundamental nesse processo, trazendo livros doados pela biblioteca do Instituto. A educação ambiental é de extrema importância nas escolas, e não podemos deixar de reconhecer o trabalho das equipes de apoio, que nos ajudam a chegar até as comunidades mais distantes”, afirmou.


O gestor da Escola Municipal Professora Eunice Pinto, Leandro Corrêa, ressaltou a importância do trabalho para a formação dos alunos. “Tenho certeza de que essa ação trará resultados positivos no futuro, porque os alunos vão levar esse conhecimento para suas famílias e comunidades, inclusive nas áreas mais afastadas. Tenho certeza de que, futuramente, seremos uma escola referência graças a esse trabalho desenvolvido pelo Ipaam”, afirmou Corrêa.
O técnico ambiental do Ipaam, Gilmar Ribeiro, destacou que as crianças têm papel fundamental como multiplicadoras das informações. “Elas levam para casa o que aprendem na escola, ajudando a conscientizar pais e vizinhos sobre os riscos das queimadas e do desmatamento”, explicou.
Programação
A ação começou na segunda-feira (14/07), na Escola Municipal Professora Alda Amazonas Martins. Na terça-feira (15/07), a equipe do Ipaam esteve na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco. Na quarta-feira (16/07), foi a vez da Escola Municipal Professora Eunice Pinto receber as palestras, seguida pela Escola Municipal Dom Pedro I, na comunidade São Sebastião do Itapaní, na quinta-feira (17/07).
O encerramento aconteceu nesta sexta-feira (18/07), na Escola Municipal Princesa Isabel, localizada na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no Igarapé-Açu.
O Ipaam reforça que a população pode contribuir no combate a crimes ambientais por meio de denúncias anônimas. O contato pode ser feito pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), no número (92) 98557-9454.