Há 32 minutos
Técnicos do programa fazem visita aos imóveis que ainda estão pendentes e também farão plantão social para atendimento


As equipes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), estão em campo, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), para dar continuidade ao processo de certificação de imóveis que ainda estão pendentes, nos bairros da Francesa e Palmares, área do perímetro de obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai).
A partir desta semana, também tem início, no município, o plantão social para atendimento dos beneficiários do programa.
As pendências de certificação são em decorrência de as residências estarem fechadas durante as primeiras visitas para o procedimento, realizadas no segundo semestre do ano passado. A certificação serve como uma atualização cadastral, verificando a atual condição dos moradores, o perfil socioeconômico e as características dos imóveis.
De acordo com o secretário UGPE e da Sedurb, Marcellus Campêlo, a atuação do Prosai em Parintins reforça o compromisso do programa em promover, além da infraestrutura urbana, o bem-estar social das famílias.
“A certificação dos imóveis é um passo fundamental para que os moradores possam usufruir plenamente dos benefícios e melhorias que o Prosai trará à região. Com a continuidade das certificações e o diálogo aberto com a comunidade, o Prosai Parintins se consolida como um exemplo de programa social que busca, acima de tudo, a dignidade e a qualidade de vida para os moradores”, disse.
A partir deste mês, a população, e em especial os moradores beneficiados, passam a contar com o escritório do Plantão Social da UGPE, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), na rua Jonathas Pedrosa, para que possam tirar dúvidas acerca do programa e regularizar a documentação necessária antes do processo de reassentamento. O serviço vai funcionar às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. O agendamento deve ser feito previamente pelo WhatsApp, no número (92) 98120-2600.
O coordenador local do Prosai Parintins, Leonardo Normando, ressaltou a importância da ação, que permitiu a certificação de diversos imóveis e o agendamento para famílias cujas casas estavam fechadas durante a visita inicial. “Fomos recebidos pelas famílias e certificamos alguns imóveis. Para os demais que se encontravam fechados, deixamos um informativo para que agendassem, via WhatsApp, seu atendimento no PAC”, explicou.


A certificação é um processo importante durante o qual os moradores do perímetro de obras do Prosai fazem a atualização cadastral. O processo garante o direito às soluções de moradia do programa.
Maria Isabel Kataki, moradora há mais de 25 anos na rua Paraíba, um dos locais que será impactado, expressou sua satisfação. “Agora, com a certificação, me sinto mais segura”, afirmou.
Outro exemplo é Tânia Maria Marques de Sousa, agricultora que vive no interior e visita a cidade apenas no final do mês. Ela não pôde ser atendida nas certificações anteriores, mas agora celebra a oportunidade. “Sinto-me feliz em receber a certificação. Esta área alaga muito, fica horrível, com mau cheiro. Acredito que a situação vai melhorar. Minha expectativa é de melhorias, de morar numa casa digna”, afirmou.