Há 36 minutos
Formação reuniu supervisores e visitadores de 59 municípios amazonenses para qualificar ações do Programa Primeira Infância/Criança Feliz


A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) encerrou, nesta sexta-feira (01/08), o primeiro Curso de Formação Primeira Infância no Suas/Criança Feliz de 2025. O evento, iniciado na última segunda-feira (28/07), ocorreu no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), zona centro-oeste de Manaus, e contou com a participação de representantes de 59 municípios amazonenses que aderiram ao programa.
Durante a formação, supervisores e visitadores participaram de uma imersão em oficinas, palestras e dinâmicas voltadas à primeira infância, com foco na qualificação das ações do programa nos territórios. A iniciativa proporcionou ainda momentos de troca de experiências e sugestões entre os técnicos municipais, visando o aprimoramento contínuo das estratégias de atendimento às famílias.
A coordenadora estadual da Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, Larissa Marques, ressaltou a importância da capacitação.
“Estamos encerrando mais uma semana de formação, em que supervisores e visitadores vieram a Manaus participar de oficinas que abordaram temáticas essenciais sobre o Suas e o desenvolvimento infantil. Hoje também marcamos o início da Campanha Agosto Verde, que celebra o mês da primeira infância e visa reforçar a importância do cuidado e do investimento nessa fase tão crucial da vida”, destacou Larissa.


O Agosto Verde é uma campanha de mobilização social em defesa da primeira infância, que busca ampliar a visibilidade das ações voltadas ao desenvolvimento infantil integral, além de fortalecer a articulação entre os entes federativos, a rede de proteção e a sociedade civil.
Durante o encerramento do curso, cada município apresentou as ações previstas para a campanha em sua localidade, promovendo o alinhamento e a valorização das iniciativas regionais.
O supervisor do programa no município de Carauari (distante 788 quilômetros de Manaus), Raimundo Alves, compartilhou sua experiência. “Essa formação tem sido uma oportunidade valiosa. Está sendo um prazer trocar conhecimentos com a equipe técnica, conhecer colegas de outros municípios e somar esforços para levar essas experiências às nossas equipes locais. A ideia é fortalecer a rede e oferecer um atendimento cada vez melhor em prol da primeira infância”, destacou.
O Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.
Com foco no desenvolvimento infantil integral, o programa acompanha crianças desde a gestação até os seis anos de idade. No estado do Amazonas, já está presente em 59 dos 62 municípios, consolidando-se como uma importante política pública de atenção à infância.