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Também estiveram presentes na reunião representantes da Defesa Civil e do Poder Legislativo

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Em um momento de valorização do protagonismo estudantil, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar recebeu um grupo de estudantes do Colégio Amazonense Dom Pedro II (CADP II) para debater sobre melhorias estruturais para a unidade de ensino, que tem 156 anos de história.
Durante o encontro, estiveram presentes representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Defesa Civil do Amazonas, do deputado federal Sidney Leite (PSD), além da presença do deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza).
Nas últimas semanas, a unidade de ensino que está localizada em uma área tombada pelo Iphan, passou por uma série de fiscalizações realizadas pelo Departamento de Infraestrutura da Secretaria de Educação, além de técnicos do Iphan, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), entre outras instituições, com o objetivo de identificar e mapear os serviços de manutenção e reforma necessários para o pleno funcionamento do colégio.
De acordo com a secretária de Educação Arlete Mendonça, a participação massiva da sociedade civil e dos órgãos públicos nas questões do colégio é positiva.
“Nós queremos muito e vamos resolver os problemas do Colégio Dom Pedro II. É uma escola secular, um patrimônio histórico do nosso estado. Ter tantas pessoas interessadas nesse processo facilita as coisas, porque conseguimos arquitetar soluções conjuntas. A reunião foi muito positiva”, destacou a secretária.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Próximos passos
Enquanto aguarda o laudo técnico das instituições responsáveis, a Secretaria de Educação já realizou, por meio da sua Gerência de Manutenção (Geman), reparos emergenciais elétricos e nos aparelhos de ar-condicionado da escola.
Presente na reunião, na tarde de quinta-feira (24/04), a coordenadora administrativa do Iphan no Amazonas, Dayane Estevo, afirmou que o Colégio Dom Pedro II entrou, em janeiro de 2025, no “radar” de vistorias técnicas do instituto.
Em março, representantes do Iphan, da Defesa Civil e do CBMAM estiveram na escola, analisando questões estruturais, relacionadas à parte elétrica, dos alicerces da escola e demais urgências. Desde então, a Secretaria de Educação vem trabalhando em conjunto com os órgãos para alinhar as ações.
Representantes da Defesa Civil ressaltaram que não existe risco iminente à integridade física dos estudantes do colégio. Os laudos técnicos produzidos após a visita à escola serão finalizados no dia 5 de maio. A partir da publicação dos laudos, outra fase será iniciada, como explicou Dayane Estevo.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Com todos os laudos reunidos, a equipe do Iphan se reúne e organiza o que chamamos de Termo de Cooperação, que é basicamente um ‘mapa’ de quais serviços a Secretaria de Educação precisará realizar no colégio. A partir deste momento, o instituto vistoria o cumprimento dos prazos, com a possibilidade de punições financeiras em caso de não realização dos serviços”, ressaltou a coordenadora.
Recepção valorizada
A previsão para o término e apresentação do Termo de Cooperação por parte do Iphan é de uma semana após a oficialização dos laudos da visita técnica. Neste contexto, a próxima reunião já marcada entre as entidades, na quinta-feira, ficou para o dia 19 de maio, com objetivo de delimitar prazos e discutir soluções pedagógicas referentes ao calendário escolar.
“Nós estamos num diálogo direto com o Iphan e com todos os órgãos envolvidos nesse processo, por isso, vimos a necessidade de conversar também com nossos alunos, com nossos professores que estão na ponta e conhecem a realidade. O que queremos, enquanto secretaria, é garantir a qualidade do ensino, diante da grandiosidade que o Colégio Dom Pedro II representa”, afirmou a secretária, Arlete Mendonça.
As discussões durante a reunião animaram o aluno Daniel Paixão, de 16 anos. Discente da 2ª série do Ensino Médio na instituição de ensino, Daniel declarou que a recepção da Secretaria de Educação e o diálogo franco sobre o Colégio Dom Pedro II foram essenciais para a sequência das atividades.
“Foi uma reunião muito proveitosa. A partir da conversa com a secretária, a gente agora está ciente do que vai acontecer com a nossa escola, qual caminho vamos trilhar. Nós ficamos muito satisfeitos de vermos as coisas sendo feitas com seriedade, com a presença dos órgãos responsáveis”, avaliou o estudante.