Prefeitura de Manaus faz blitz do Junho Violeta na avenida Brasil para orientar sobre violência contra a pessoa idosa

Blitz educativa na avenida Brasil levou informações sobre direitos e canais de denúncia para proteção da pessoa idosa.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), realizou na segunda-feira, 22/6, uma blitz educativa na avenida Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste da capital. Equipes percorreram a área orientando moradores, comerciantes, trabalhadores e pedestres; a ação integra a programação do Junho Violeta e faz parte da operação Virtude.

Ação nas ruas

Durante a mobilização, os agentes explicaram quais são os direitos da pessoa idosa e os diferentes tipos de violência que podem atingir essa população. Foram abordados sinais de negligência, abandono, violência física, psicológica e patrimonial, além da importância do respeito e da proteção no convívio diário.

Orientação a comerciantes e distribuição de material

A equipe visitou estabelecimentos comerciais da região para orientar lojistas e colaboradores sobre como identificar possíveis situações de violação de direitos. Também foram distribuídos materiais informativos com orientações sobre os canais de denúncia e os serviços de proteção disponíveis no município.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Doutor Thomas, Eduardo Lucas, a aproximação da campanha a espaços de grande circulação amplia o alcance das ações de conscientização. “O ‘Junho Violeta’ é um importante instrumento de conscientização social. Ao aproximarmos essa mensagem da população, fortalecemos a rede de proteção à pessoa idosa e incentivamos uma cultura de respeito, cuidado e valorização. A gestão do prefeito Renato Junior segue comprometida com a promoção de políticas públicas que garantam mais dignidade, segurança e qualidade de vida para as pessoas idosas de Manaus”, afirmou.

Repercussão e continuidade

A ação teve receptividade da comunidade local e estimulou reflexões sobre o papel dos cidadãos na proteção das pessoas idosas. Com atividades previstas em diferentes zonas da cidade ao longo do mês, a gestão municipal segue promovendo o fortalecimento da rede de proteção e a garantia dos direitos da pessoa idosa.

Texto – Fábio Simões/FDT

Fotos – Marília Freire/FDT

Assuntos nesse artigo:
#manaus, #prefeiturademanaus, #fundacaodoutorthomas, #fdt, #junhovioleta, #violenciacontraapessoaidosa, #avenidabrasil, #compensa, #operacaovirtude, #eduardolucas, #renatojunior, #lojistas, #denuncia, #redeprotecao, #pessoasidosas, #conscientizacao, #campanha, #moradores, #comerciantes, #trabalhadores, #pedestres


Publicado em: 22/06/2026 às 21:42
Categoria(s): Política Municipal