Governador Roberto Cidade faz balanço dos 70 dias de gestão e detalha avanços em segurança, saúde e ações preventivas ambientais.
O governador Roberto Cidade concedeu entrevista à Rádio Difusora nesta segunda-feira (22/06) e apresentou um balanço dos primeiros 70 dias de sua gestão no Executivo Estadual. No estúdio, ele falou sobre a implantação do Programa Segurança Presente em Manaus, o envio de reforço policial ao interior, medidas de organização das finanças públicas e anúncios para as áreas de saúde e educação.
Segurança
Durante a entrevista ao radialista Daniel Anzoategui, o governador destacou que o Programa Segurança Presente ampliou o policiamento ostensivo e preventivo nas principais vias e bairros periféricos de Manaus. Segundo ele, também foi aumentado o efetivo policial para todos os 61 municípios do interior, o que resultou, conforme o relato do chefe do Executivo estadual, em prisões e em apreensões de drogas históricas.
“Logo nos primeiros dias eu já criei e efetivei o nosso Programa Segurança Presente, aumentei o efetivo da segurança em todos os bairros da cidade de Manaus. A população está vendo isso, por onde você anda, principalmente nos locais mais complicados que a gente tinha, nós começamos a colocar a polícia, vocês podem analisar que em todos os cantos, as principais vias, a gente tem a polícia presente. Também mandei aumentar o efetivo de policiais para o interior do estado. E o resultado já está aí com apreensões de drogas históricas e também prisões”, afirmou Roberto Cidade.
Finanças e responsabilidade fiscal
O governador informou que assumiu o Estado em um momento marcado por uma queda na arrecadação tributária de R$ 695 milhões em razão da desvalorização do dólar no primeiro semestre. Mesmo com o cenário adverso, ele afirmou que nenhum serviço essencial foi interrompido e que a equipe organizou as finanças, cortou despesas e tem buscado efetivar compromissos.
“Nós organizamos as finanças, cortamos despesa, e agora estamos efetivando. Sou um governador do diálogo e tenho trabalhado de domingo a domingo. Tenho feito todos os esforços possíveis para que a gente possa deixar nossa marca”, disse Roberto Cidade.
Saúde
Na área da saúde, apontada como prioridade, o governador informou que o Estado já repassou mais de R$ 100 milhões para pagamento de médicos e profissionais terceirizados, com o objetivo de atualizar passivos históricos da pasta. Ele também anunciou que estão previstas, em breve, as inaugurações das reformas de oito SPAs, do Hospital Dia do 28 de Agosto e da Fundação Cecon.
“Você vê a presença da polícia nas ruas. Nós reforçamos o efetivo no interior. Fizemos entregas na área da saúde e faremos mais. Reformando unidades, SPAs”, afirmou.
Anúncio para a educação
Em primeira mão, Roberto Cidade adiantou que fará um pronunciamento oficial nesta terça-feira (23/06) sobre a área da educação. Segundo ele, a pauta contemplará novos investimentos em infraestrutura e a definição do cronograma da data-base dos servidores.
Articulação federal
Questionado sobre o relacionamento com o governo federal, o governador afirmou que os interesses do Amazonas devem prevalecer sobre linhas ideológicas. Ele disse ter apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula as peculiaridades logísticas do estado e cobrado repasses proporcionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Roberto Cidade citou ainda o custo anual de mais de R$ R$ 100 milhões em UTIs aéreas para transporte de pacientes do interior e reivindicou maior apoio no combate ao narcotráfico nas fronteiras.
Decreto de emergência ambiental
O governador explicou os motivos do decreto de emergência ambiental assinado recentemente. Segundo ele, a medida é preventiva e busca desburocratizar a captação de recursos federais e o envio de ajuda humanitária antes que o isolamento atinja as calhas dos rios Purus, Juruá e Madeira. A previsão da Defesa Civil aponta para uma seca severa semelhante à de 2023, que pode afetar mais de 600 mil pessoas.
“O decreto não foi feito para contratações emergenciais sem controle, mas para nos anteciparmos. A velha política que pulou atacando, dizendo que eu iria decretar emergência para fazer contratação. Não farei contratação emergencial. Tenho responsabilidade com o recurso público. Já montamos um comitê permanente, do qual eu presido, para cadastrar as famílias e garantir que o alimento, o combustível e os itens de higiene cheguem a quem mais precisa no momento certo”, declarou o governador.
Roberto Cidade e Serafim Corrêa foram eleitos governador e vice-governador, em maio deste ano, respectivamente, com a vacância dos cargos por Wilson Lima e Tadeu de Souza.
Assuntos nesse artigo:
#robertocidade, #70dias, #governador, #segurancapresente, #seguranca, #manaus, #interior, #apreensoesdedrogas, #responsabilidadefiscal, #saude, #spas, #hospitaldia, #fundacaocecon, #educacao, #database, #lula, #sus, #utisaereas, #decretodeemergencia, #serafimcorrea
Publicado em: 22/06/2026 às 13:15

